A exposição Entre o Aiyê e o Orun, destaca os mitos da criação do mundo e da humanidade nas religiões de matriz africana.
Com curadoria de Thais Darzé, o projeto destaca os mitos da criação do mundo e da humanidade nas religiões de matriz africana. A exposição tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Na abertura da mostra, que acontece no dia 5 de agosto, a curadora acompanhará o público em uma visita guiada, às 17:00 h. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
A exposição mostra pinturas, desenhos, esculturas e fotografias que exaltam a diversidade da produção artística oriunda da Bahia, berço da cultura afro-brasileira. As obras são influenciadas pela cosmologia africana, reconhecendo e valorizando esse legado.
Um dos espaços da exposição fala sobre Exu, entidade mensageira entre os mundos material e imaterial, responsável pela comunicação entre os homens e seus deuses. Outro espaço reverencia Oxalá, considerado o grande pai de todos na criação dos homens. A mostra também homenageia Oduduwa, divindade responsável pela criação do mundo.
– Continua Depois da Publicidade –
“Entre o Aiyê e o Orun pode ser vista como uma iniciativa que pretende fomentar e construir novas narrativas num viés menos eurocêntrico da história da arte, saudando nossa ancestralidade e a relação desta com identidade, mestiçagem, religiosidade, abarcando questões relacionadas à presença e à importância do negro no Brasil”, explica Darzé.
Oficina de processos criativos com Caetano Dias
Como parte da programação, a Oficina Explorando Processos Criativos na Pintura, Fotografia e Cinema com Caetano Dias, acontece no dia 6 de setembro (sábado), às 14:00 h. A atividade tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma imersão no processo criativo que perpassa os trabalhos com fotografia, cinema e pintura.
A atividade terá duração de 4 horas. Através de ações práticas e teóricas, os participantes poderão vivenciar diferentes meios e abordagens artísticas para desenvolverem sua própria expressão criativa. O público-alvo são artistas, estudantes de artes visuais, fotógrafos, cineastas e entusiastas de arte em geral.
A inscrição é gratuita Clique Aqui
Informações Exposição Entre o Aiyê e o Orun
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Centro
Data: 5 de Agosto a 26 de Outubro • Terça a Sábado – 10:00 h às 20:00 h • Domingos e Feriados – 11:00 h às 18:00 h
Visita Guiada Curadora Thais Darzé: 13 de Setembro – 11:00 h
Classificação Indicativa: Livre
Ingresso: Entrada Gratuita
Mais Informações: Clique Aqui