logo embreve

Ana Hortides lança Catálogo Casa Própria

Quando:
08/05 - 15:00 h   a   18/05 - 12:00 h
-
Local:
Paço Imperial - Praça XV de Novembro
O Catálogo Traz Ensaios que Discutem a Relevância da Pesquisa de Ana Hortides

O Catálogo Casa Própria celebra os 10 anos da trajetória artística de Ana Hortides e apresenta seminário sobre arquitetura e identidade popular.

O Paço Imperial apresenta o lançamento do Catálogo Casa Própria, da artista Ana Hortides. Essa publicação oferece um levantamento crítico sobre a obra de Hortides, aprofundando-se nas questões materiais e simbólicas que permeiam sua produção artística. Com contribuições dos curadores Daniela Avellar, Lucas Albuquerque e Renato Menezes, o catálogo traz ensaios que discutem a relevância da pesquisa de Ana Hortides no contexto da arte contemporânea brasileira. Além disso, uma entrevista exclusiva de Pollyana Quintella com a artista oferece uma visão íntima de seu processo criativo e de sua trajetória.

De Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Ana Hortides constrói sua poética artística a partir de elementos visuais característicos dos subúrbios e periferias. Em sua pesquisa, vemos materiais comuns da construção civil popular, como cimento queimado e ladrilhos. Esses elementos são transformados em estruturas que tensionam a familiaridade e o estranhamento. Escadas, lajes e fachadas, referências aos pedreiros e trabalhadores informais, surgem em dimensões variadas, descolando-se de suas funções originais e desafiando convenções espaciais e as fronteiras entre arte, política e identidade social.

No dia do lançamento da publicação, será realizado também um seminário com a participação de Daniela Avellar, Lucas Albuquerque e Renato Menezes, onde serão abordados temas cruciais sobre a produção de Ana Hortides e o impacto de sua pesquisa no cenário artístico atual. 

O lançamento do catálogo ocorre no contexto da mostra Casa Própria, que segue em exibição, na galeria Terreirinhono Paço Imperial. Tanto a mostra quanto o catálogo fazem um panorama de sua produção ao longo de dez anos, incluindo obras inéditas que investigam a casa, explorando sua materialidade. Cimento e azulejos se fundem na sua pesquisa, que parte da arquitetura do subúrbio carioca para expandir sua visão sobre o habitar no Brasil. A curadoria da mostra é de Lucas Albuquerque e a produção é da Atelier Produtora.

Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro
Lançamento e Seminário: 8 de Maio – 15:00 h
Data: Até 18 de Maio • Terça a Domingo – 12:00 h às 18:00 h
Curadoria: Lucas Albuquerque
Classificação: Livre
Acessibilidade: Audiodescrição e Espaço Adaptado

Equipe de Redação

No Site RIO Art  você encontra informações sobre Teatro, Exposições, Eventos, Cinema, Livros e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE