Documentário Não Vamos Sucumbir mostra a resistência eterna das Escolas de Samba e a retomada do carnaval, logo após a pandemia.
Um documentário essencial para quem é fã de Escolas de Samba e acompanha o carnaval do Rio de Janeiro. Depois de assistir ao trailer, já fiquei curioso para o que esse filme pode apresentar em 92 minutos. Vemos depoimentos rápidos e que mostram todos os paradoxos do fabuloso carnaval carioca. Um carnaval criado pelas comunidades do Rio que, logo após o final de um desfile, já pensam no enredo do próximo ano.
No trailer podemos ver que o carnaval do Rio abraça tanto Exu, com a comunidade fazendo oferendas em nome das escolas, até o padre da igreja, que acaba realizando uma missa para o desfile fluir com tranquilidade. Já fui em alguns ensaios de escolas de samba e isso que o documentário apresenta, é a mais pura verdade.
Vemos também um depoimento do carnavalesco Joãosinho Trinta nesse trailer, falando exatamente sobre a censura ao enredo Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, mostrando como o carnaval sofre um preconceito extremo, racismo e homofobismo. Já que a religião e o elitismo cafona estão sempre prontos para tentar censurar o próximo carnaval do povo.
Sinopse do filme
Não existe um desfile de escola de samba que não seja político. Partindo da preparação para o carnaval 2020 e passando por fevereiro de 2021, quando os desfiles estavam suspensos pela pandemia, para chegar à retomada em 2022, o documentário faz um inventário histórico. Desde o surgimento das escolas de samba até os dias de hoje, mas sempre mostrando a força cultural, o significado político e social que faz este evento ser o maior show do planeta.
Informações Não Vamos Sucumbir
Direção: Miguel Przewodowski
Elenco: Diverso
Gênero: Documentário
Duração: 92 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Ingressos: Compre Aqui