Retrospectiva reúne 15 obras icônicas do país caribenho, entre longas e curtas metragens, exibidas com melhor qualidade de imagem e som.
A mostra celebra a memória cinematográfica de Cuba e o impacto cultural na América Latina. O País é sede de uma das melhores escolas de cinema do mundo, onde já lecionou Gabriel Garcia Marquez. Serão exibidos filmes como Morango e Chocolate, de 1995, Memórias do Subdesenvolvimento, de 1968 e A Morte de Um Burocrata, de 1966. Os curadores da mostra, Gregory Baltz e Silvia Oroz, tiveram a ideia de produzir a retrospectiva em 2024, numa conversa com Luciano Castillo, diretor da Cinemateca de Cuba.
– Continua Depois da Publicidade –
Bate papos, debates de masterclass
A programação da mostra de filmes cubanos restaurados terá dois bate papos. A atriz cubana Mirtha Ibarra conversará com o público sobre sua participação em Morango e Chocolate, indicado ao Oscar de melhor filme internacional e exibido nos festivais de Berlim, Chicago e Gramado. Além disso, depois da exibição de Memórias do Subdesenvolvimento, a vice-diretora da Cinemateca de Cuba, Lola Calviño, falará sobre o processo de restauração de filmes cubanos.
Haverá ainda um debate entre Lola Calviño, Mirtha Ibarra e Silvia Oroz sobre a história do cinema cubano, e uma discussão sobre os desafios da preservação audiovisual na América Latina, com Fábio Belloso e Hernani Heffner, da cinemateca do MAM/RJ. Por fim, Afrânio Mendes Catani ministrará uma masterclass sobre a obra de Tomás Guriérrez Alez.
Informações
Mostra filmes cubanos restaurados
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38, Centro
Data: de 22 de julho a 3 de agosto de 2025
Horário: Consultar programação
Entrada franca, com retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Informações: (21) 3083-2595 | site da CAIXA Cultural | caixaculturalrj
Acesso para pessoas com deficiência Patrocínio: CAIXA e Governo Federal